"Tô contando as horas, contando os dias..."

Daisypath Wedding tickers

20 de fevereiro de 2012

Na Riqueza e na Pobreza? - Vol III



Na Riqueza e na Pobreza?
Uma série sobre casamento e saúde financeira.

Imagem: Zankyou

Um dos maiores erros que os Noivos podem cometer é justamente “meter os pés pelas mãos” e estourar o orçamento com os gastos do casamento. Não podemos esquecer que a celebração do enlace matrimonial é apenas o início! O início de uma fase maravilhosa e emocionante, mas que apresenta certos obstáculos. Um desses obstáculos é justamente adequar a situação financeira do casal à nova vida. 

Casais que se descontrolam e se endividam nas contas do Casamento, já iniciam essa nova fase com uma certa “desvantagem”. A saúde financeira, meninas, é algo necessário na vida a dois e, quando se abala, pode fazer emergir conflitos muito indesejáveis entre o casal.



Continuando com as dicas para um casamento inesquecível sem gerar dívidas inacabáveis!!!!!!!


1 – Faça com que o seu SONHO caiba dentro do seu bolso! (publicado aqui)

2 – Não desista do casamento para economizar!  (publicado aqui)

3 – Planejamento: eis o primeiro passo!

Um planejamento bem feito e detalhado é a chave para o sucesso de qualquer grande projeto. O Casamento é um deles! Ao pensar em casar, é preciso saber quanto e como se pode pagar! 

Aos Noivos que contarão com o auxílio dos pais: tenham uma conversa bem sincera e questione o valor que estão dispostos a pagar e a forma de pagamento adequada. 
Se os Noivos se responsabilizarão por todas as despesas, calculem minuciosa e conscientemente o valor que vocês conseguem e estão dispostos a pagar! Aqueles que não possuem casa própria ainda, calculem todo o valor que vocês têm disponível e, se possível, reserve ao menos a metade para a aquisição do novo lar ou façam um fundo de reserva que suporte ao menos uns 6 meses de aluguel.

Com o valor total do orçamento em mãos, chegou a hora de dividi-lo em categorias. Nesse momento, vale a pena consultar amigos, parentes e sites/comunidades de noivas da sua cidade, para adequar esse cálculo às peculiaridades da sua região. 

Além disso, estabeleça as suas prioridades. Por exemplo, algumas noivas se importam mais com a decoração do que com o Buffet, outras já consideram a fotografia o item mais importante e ainda há aquelas que só querem saber da lua-de-mel dos sonhos. Converse com o seu Noivo e tente estabelecer a ordem de prioridade de vocês!

Para dividir o orçamento em categorias, você pode ter como ponto de partida valores como os listados abaixo, e ir adequando à sua realidade:

Recepção (local, Buffet, bebidas e doces): 32%
Decoração (com Buquê): 15%
Foto/Filmagem: 14%
Trajes dos Noivos: 10%
Local da Cerimônia: 7%
Música (cerimônia e recepção): 8%
Convites: 3%
Gastos com cerimônia civil e religiosa: 3%
Lembrancinhas: 2%
Outros Gastos: 6%

           
Calculem esses valores, registrem em uma planilha (ou em qualquer outro método de acompanhamento) e relembrem sempre essas cifras! 
A meta é a seguinte: contratar tudo o que puder num valor abaixo do estimado (se não for possível, pague o valor estimado, mas procure não ultrapassar a estimativa). Surpresas acontecem, e precisamos ter algumas cartas na manga... As “folgas” no orçamento vão gerando um fundo para gastos inesperados (que vão surgir, acreditem!).

Beijinhos da Noiva Econômica!

Sandrinha

3 comentários:

  1. ai se eu tivesse lindo essas dicas antes. hehehehehe
    não estaria tão cheia de dividas como estou agora...
    mas vamos caminhando e trabalhando para tentar pagar tudo...
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Planejamento é tudo na vida!

    Vim te convidar para visitar meu blog

    Beijos

    Mil Camadas de Tule

    ResponderExcluir
  3. òtimas dicas, Sandrinha!
    Realmente é importante colocar na ponta do lápis pra não enrolar a vida a dois!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra mim, vai? =D