"Tô contando as horas, contando os dias..."

Daisypath Wedding tickers

3 de março de 2012

(Des)Etiqueta de Casamento

Olá meninas,

Nunca fui com a cara dessa tal "Etiqueta".
Acho que muitas das coisas que se pregam não servem pra nada além de gastar o seu precioso tempo.

Fonte: Fuga de Ideias

A tal etiqueta do casamento muitas vezes prendem as pessoas a protocolos indesejados e te privam da espontaneidade.
Tenho ouvido tantas regras, quanto ao convite, quanto à cerimônia, quanto à recepção e confesso que estou CANSADA delas!

Por isso, estou aqui lançando a (Des)Etiqueta! Não é um conjunto de regras, tem apenas uma: "Seja você e seja feliz!"!

Quando o convite é extensivo à família, você deve endereçá-lo com "nome do marido" + "e família".
Fonte: Atelie Beth Ales

E se eu quiser colocar o nome de outra pessoa? Se eu tenho uma tia casada, eu terei que endereçar ao marido dela? Mas eu gosto é da MINHA TIA! Então, vou endereçar a ela, sim! "TIA FULANA e família".


Fazer convite individual é deselegante

Fonte: Casamento.art.br
Eu super admiro quem pode bancar uma festa para um número de convidados indefinidos! Mas, sinto dizer que esse não é o meu caso. Tudo que fazemos é super regrado e pensado cuidadosamente para um número determinado de pessoas. 
Li em um blog uma moça dizendo que achava super brega o convite individual, que para ela significava que a pessoa acha que a festa é VIP. Disse ainda pra não economizar em convites, e terminou com uma frase que me deu até arrepios: "Se você resolveu gastar grana com festa, BANQUE!"

PELAMORDEDEUS, querida! Atualiza aí! Eu resolvi fazer uma festa para um grupo de pessoas. Não porque é VIP ou bla bla bla... Mas porque é aquele grupo de pessoas que eu considero e que me consideram, e que eu tenho CONDIÇÕES DE PAGAR! Há gente que até hoje ache que eu tenho a OBRIGAÇÃO de detonar a minha conta bancária para bancar festinha pra TODO MUNDO... Tenha dó! 

Sem falar que brasileiro adora uma boca-livre! Se eu tenho um amigo, e quero que ele e sua namorada venham à minha festa, isso não quer dizer que eu tenha a possibilidade de convidar os pais, os irmãos, os amigos dele... E qual a melhor forma de dizer que, sim, só estou convidando ELE e seu par? 

Pode achar o convite deselegante o quanto for, chamar de vale-empada... mas eu vou usá-los! É uma ótima forma de indicar quem é convidado, de controlar a quantidade de pessoas e de fazer a conferência com o valor do Buffet...

Ok ok! Já reclamei demais!!!! Mas é que eu fico indignada quando vem alguém querendo dar liçãozinha pras pessoas! Achar-se dono da verdade! Cada um faz o que gosta, do jeito que gosta e da forma que pode!!! Pra mim, essa história de etiqueta, em grande parte, é um monte de critérios que as pessoas usam para achar que podem criticar as atitudes alheias. 

Se você pensa como eu, pratique a (des)etiqueta!
Se não pensa, seja feliz e não critique minhas escolhas, deixe-me ser feliz também!

No mais... um maravilhoso final de semana a todas!!!!!

Beijo grande!!

Sandrinha

13 comentários:

  1. Oi Sandrinha,
    Li tudinho oq vc falou e acho q vc super tem razão em tudo! Vc não tem mesmo de arcar com custos pra festa de quem vc não tem contato (acho que noivo tem de festejar com pessoas queridas!!), nãoa cho o cartãozinho deselegante (acho até mais delicado se comunicar assim do que falando diretamente), e sou super a favor do endereçamento mais espontâneo dos convites... Se vc gosta da tia, pq não colocar "para minha querida tia fulana e sua familia?". Assino embaixo! Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. convite de casamento sem convite individual, isso existe???????????? no meu mundo nunca vi isso. toda casamento que fui tinha convite indiidual, pois não sou do meio das ricas e famosas que podem bancar festa pra geral... mas quem pode, pode, né?kkkk
    eu serei mais deselegante ainda, já avisei para os amigos solteiros que mudam de "peguete" toda semana que no meu casorio só terá direito a convites duplos casados ou com namoradas... quem tiver só pegando alguem sinto muito mas não tenho como bancar. meu casorio será apenas para 150 pessoas e quero so os amigos intimos la. deselegante ou não será assim...
    bj

    ResponderExcluir
  3. oi flor!
    Não se estresse com esses sites de casamento eu li um milhão de vezes que tinha que convidar todos para a festa que convidei para a cerimônia.Fala sério!A minha igreja tem 100 pessoas! imagina cada um faz da maneira que achou melhor!Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Sou das suas... enderecei meus convites a quem eu quis e fiz convites individuais.
    E todo mundo achou chique ;)
    Beijoss

    http://casamentoemmomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Otimo post flor!
    Isso varia de acordo com cada noiva..
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Concordo com absolutamente TUDO que vc falou... Super apoio essa (des)etiqueta em nome da autenticidade e da alegria! Meu casamento vai ter pratinhos com o coquetel volante na mesa... sim, o buffet serve do modo traicional mas o sonho do meu noivo era um casamento em que ele não tivesse que pegar só 1 salgadinho... e nem eu ter que pegar sem querer comer para dar pra ele. Deixei ele realizar esse sonho, ele pediu e o pessoal do buffet com cara de espanto concordou... noivo feliz e que se dane a etiqueta! =D Amei o post, vou fazer um parecido com as minhas (des)etiquetas também, ta? Beijooo

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha... concordo demais! Sabe, acho ridículo esse negócio de cerimonialista bambambã ficar criando regras e dizendo o que pode ou não pode... chique é ser você mesma... chique é realizar o seu sonho e estar feliz! E o mais importante: não querer parecer o que você não é (isso sim é brega!). Agora... quanto aos que dizem que não pode clarins, não pode buquê vermelho, não pode noivo de fraque, não pode daminhas com buquê de guloseimas, não pode petaleira antes da noiva, não pode fogos de artifício... quanto aos que inventaram essas regras, eu acho que eles são é um bando de gays frustrados porque nunca poderão ser noivas kkkkkkkk. Bjo

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo o que vc escreveu, até porque eu também não segui várias dessas regras hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoreeeeeeeeeei o post! Sandrinha, virei sua fã! rs
    depois me conta que blog é esse pq deve valer a pena ler mais coisas nele e dar umas boas rizadas! hauhauhauha

    ResponderExcluir
  10. Adorei o Post... Adorei o /Blog... To seguindo .... é isso menina... agente tem que fazer o que da, do jeito que da, e ser feliz..... =D o Casamento é de quem Afinal ??
    bjss bom final de semana

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Gostei muito do teu blog! E concordo contigo nesse post, o importante no casamento é fazer do jeito que a gente gosta e não do jeito que os outros querem! :-)

    Quanto aos convites, nós também optamos por fazer convitinhos individuais porque temos algumas pessoas sem noção na lista, daquelas que levam "a irmã e a família dela que vieram passar o final de semana na cidade". Tenha dó né?, rs.

    Abs!

    Anita

    ResponderExcluir
  12. Olha quanto tempo depois esse post foi legal para alguém. Estou passando exatamente pelos temidos convites individuais, mas não tenho culpa que minha mãezinha e minha sogra querem convidar todos os vizinhos que nós nem cumprimentamos.
    Essas regras só servem pra deixar a gente frustada.

    Viva a (des)etiqueta!!!

    ResponderExcluir
  13. Até q enfim achei alguém q pensasse do mesmo jeito que eu.
    Poxa, a festa é nossa, o casamento é nossa, pra q seguir regras pra agradar gente q a gente nem conhece? O casamento é um momento único das nossas vidas, tem q ter q a ver com a gente, ser do nosso jeito.
    Se um dia eu for fazer um evento ultra mega formal, daí eu vou me informar sobre as regras de etiquetas...

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho pra mim, vai? =D